A saudade de quem se foi

Referência:
E o mundo passa, e a sua concupiscência;
mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 João 2:17
 

Reflexão:

Há sentimentos que são muito bons de se sentir, gostosos. Certamente, a saudade, não faz parte desta lista – ela é cruel, dói. Acredito ser uma das piores sensações. É claro, devo esclarecer, que existem diversos tipos de saudade, inclusive algumas, admito, até gostosas de sentir, como a saudade de quem você acabou de ver e que ainda encontrará, hoje, mais tarde. No entanto, falo daquela que dói, daquela que representa alguém que lhe foi tirado, digamos que o “vento” levou. Eu falo daquela causada pela pessoa que as circunstâncias da vida e/ou da morte nos afastaram para sempre.

Às vezes, a saudade é tão forte que, forçosamente, mentimos ou fingimos um sorriso para dizer que está tudo bem quando, no fundo, não está! Se a saudade dói, fica impossível dizer que está tudo bem.

No entanto, a nobre mulher que me faz tanta falta, sempre me ensinou que a mentira é algo feio, uma falha de caráter. Então, preciso tomar cuidado e só dizer a verdade. E começo dizendo que tenho também o direito de sentir saudades e de dizer:

- Estou muito bem, mas você ainda me faz tanta falta. É difícil não desejá-la ao meu lado.

Invisto meu tempo em coisas boas como o esporte, a fé, o trabalho, a família; mas, confesso que, volta e meia, está lá aquele sentimento traiçoeiro que causa um buraco no peito. Então pergunto: o que posso fazer quando não tenho mais a presença dessa pessoa que foi tão importante para mim? Se, no meu silêncio eu gritar, meu grito não poderá ser ouvido por ninguém, muito menos por ela que me faz falta.

Ainda não descobri a cura para a saudade, mas, sei que existe. Sei também que existe uma promessa de que todas as coisas dolorosas passarão e, então, nossas lágrimas serão enxugadas.

Já que a vida tem que ser assim, espero que a sua falta e a saudade, que por vezes me dói, sejam toleráveis. Afinal, Jesus nos disse que ele iria na frente, mas nos deixaria o Espirito Santo Consolador. Se não posso te ver mais, que também consiga dominar a dor de sua ausência. Quero apenas a alegria das lembranças do que você foi para mim e dos ensinos que me fazem caminhar corretamente e temer a Deus todos os dias. Se meus olhos não te enxergam mais, que meu coração não se aparte do que você me ensinou.

Termino com algumas, simples, conclusões: a saudade é forte sim, mas ela não é tudo que me restou de você. Mesmo que você não esteja mais aqui, seus ensinamentos e exemplos nunca morrerão, eles se tornam cada dia mais vivos.

Dedico em memória de Rettie Tipple Batista, minha querida mãe.

por Pr. Ibi Batista.

TwitterFacebookEmailPrintShare

7 comentários

  • Realmente, quem nunca sofreu com a perda de alguém…

  • keila luiza dos santos disse:

    Pr. como sempre: QUE LINDAS PALAVRAS!!!
    Sei exatamente que sentimentos te levaram a essa reflexão.
    Acabo de perder alguém muuuuuito querido, que foi mais que uma tia, mais que uma amiga, foi uma mãe!
    Realmente, se nos perguntam como estamos, dá vontade de berrar, gritar bem alto: ESTOU PÉSSIMA, ESTOU COM UMA DOR ME CORROENDO, VONTADE DE CHORAR… mas no mesmo instânte sai um “sorriso” forçado, amarelo e respondemos: está tudo bem! não é assim que acontece pr.?
    Mas por mais que sintamos essa dor, sabemos que nosso Deus maravilhoso vive e cuida de nós, nos consola em todos os momentos.
    Fica com Deus

  • alessandra disse:

    Pr.,apesar da dor da saudade,é muito lindo e sincero o expressar dos seus sentimentos.Te admiro,pela sua coragem de expressar um sentimento que muito não adimitem.Um abraço carinhoso e que Deus esteje neste momento te colocando em Seus braços e te confortando.

  • Ibi Batista disse:

    Gente querida, obrigado pelo carinho que cada um tem postado aqui. Esclareço que tenhos saudades, porém maior do que a saudade é a convicçao que tenho de onde ela esta. Obrigado a todos… bjs…

  • Maury Alex disse:

    Pr, não existe nada mais verdadeiro e sincero do que expressar o amor, seja ele através da saudade ou na presença da pessoa amada. Pastor o Senhor é um grande homem de Deus, e tenho aprendido muito com sua pessoa, louvo a Deus pela sua vida, tenho constatado desde que li o seu livro e comecei a frequentar a igreja, que a sua vida é uma ferramenta usada diariamente por Deus, obrigado.

  • Maury Alex disse:

    Pr , nada mais sincero e verdadeiro do que expressar o amor, seja através da saudade da pessoa amada ou na sua presença.O senhor é um grande homem de Deus , tenho aprendido muito com a sua pessoa, desde que li o seu livro e comecei a frequentar a igreja. Louvo a deus pela sua vida, pois ela tem sido uma ferramenta para me ensinar mais de Deus e moldar o meu caráter.

  • Adriano Nunes disse:

    Lendo essa reflexão não teve como eu não lembrar o meu pai, um cara que nos seus últimos dias entre nos era temente a Deus, sendo um dos maiores exemplos que ele me ensinou.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>