ATITUDES DE FÉ, EM ABRÃAO, QUE REPRESENTOU O “SIM” PARA DEUS

Pr. Ibi Batista I 29.01.2012

“ Foi pela fé que Abraão, ao ser chamado por Deus, obedeceu e saiu para uma terra que Deus lhe prometeu dar. Ele deixou o seu próprio país, sem saber para onde ia. Pela fé ele morou como estrangeiro na terra que Deus lhe havia prometido. Viveu em barracas com Isaque e Jacó, que também receberam a mesma promessa de Deus. Porque Abraão esperava a cidade que Deus planejou e construiu, a cidade que tem alicerces que não podem ser destruídos. Foi pela fé que Abraão se tornou pai, embora fosse velho demais e a própria Sara não pudesse ter mais filhos. Ele creu que deus ia cumprir a sua promessa. Assim, de um só homem, que estava praticamente morto, nasceram tantos descendentes como as estrelas do céu, tão numerosos como os grãos de areia da praia do mar.”

Hebreus 11:8-12

Heróis da Fé é o título do capítulo do livro de Hebreus e Abraão é chamado como pai da fé.  Você pode encontrar a história desse homem de fé no livro de Genêsis.

Ele foi chamado de amigo de Deus (Tg. 2:2). Amigo é aquele que participa da vida, desfruta de intimidade. Participa das alegrias, vitorias, dificuldades, crises … Abraão superou todas as situações e por isso foi chamado amigo de Deus.

Veja abaixo algumas lições que podemos aprender com a história de Abraão.

1.   – FOI CAPAZ DE DEIXAR TUDO PARA TRÁS

Ele tinha que deixar tudo para trás. Não há uma só pessoa que faça diferença nesse mundo e que não tenha precisado deixar algo para trás. Alguns tiveram que deixar muitas coisas, outros  talvez deixaram menos. Mas uma coisa é certa, um chamado exige renúncia.

Algumas pessoas estão nas igrejas, mas não mudaram suas atitudes. A palavra diz que quem está em cristo é nova criatura. Se estamos em Cristo, precisamos ter novas atitudes. Se você não está disposto e abrir mão de algo que atrapalha sua caminhada cristã por amor ao senhor, você não é digno do Senhor! Se Deus já te falou para abrir mão de algo, não receie entregar de uma vez por todas isso, pois isso pode estar impedir de acontecer algo grande que Ele tem para sua vida. Você precisa estar disposto a deixar alguma coisa para trás.

 Abraão teve que deixar sua terra, suas posses, tudo o que tinha para ir em direção ao que Deus havia prometido.

2.   – CREU NO SENHOR SEM NENHUMA GARANTIA

Ele creu simplismente porque teve fé no Senhor. Ele não precisou de qualquer garantia humana para obedecer. Deus não falou para Abraão nem onde seria essa terra. Além disso, Abraão chegou quase aos cem anos sem nem ter filhos.

A única garantia que temos quando andarmos por fé é que seremos supridos em todo tempo. Devemos dar passo após passo e receberemos a direção de Deus e seremos abençoados.

3.   – FOI CONSIDERADO COMO ESTRANGEIRO NESTA TERRA.

Ele era estrangeiro por causa da sua fé. Isso fazia com que ele fosse diferente e provavelmente não desfrutasse de alguns privilégios por essa situação. Mas Abraão confiava em Deus com todo o seu coração. Ele buscava fazer o melhor para que o nome de Deus fosse glorificado no meio dos descrentes. Ele viveu como um crente fiel, não se misturou com costumes pagãos e isso fez com que o nome de seu Deus fosse conhecido.

4.   – FOI COMPROMISSADO COM SUA FAMILIA.

A.CIRCUNCIDOU SEU FILHO. Todos os homens do povo de Deus deveriam ser circuncidados, isso os diferenciava dos demais povos. Era uma forma simbólica de levar os filhos a uma aliança e um compromisso com Deus.  

B.AMOU E OROU POR SARA. A oração entre esposo e esposa gera unidade espiritual, isso e algo tremendo! Todos os cônjuges devem orar uns pelos outros

C.ENVOLVEU-SE NA ESCOLHA DA ESPOSA DE SEU FILHO. Os pais possuem uma experiência de vida muito maior que os filhos. Sendo assim, os pais devem auxiliar na escolha do filho por um(a) companheiro(a). Devem conversar e explicar coisas importantes que o filho deve observar como os princípios de vida da pessoa, seu compromisso e comportamento com os familiares dele, a incidência de comportamentos errados.

Muitas vezes, o filho, pela falta de maturidade, utiliza critérios errados para escolher a pessoa com a qual vai se relacionar. O pior é quando os pais não interferem nessa escolha e, assim, permitem que os filhos se envolvam em um grande erro.

“Nos dias de Abraão, os homens não se casavam com a mulher amada, mas passavam a amar verdadeiramente a esposa que tomavam. Hoje, as pessoas se casam com quem amam, mas deixam de amá-la depois do casamento.”

D. Abraão ensino seu filho – Ele passou para seu filho seus ensinamentos sobre sua fé, seu trabalho, sua forma de vida.

5.   – FOI FIEL ATÉ O FIM.

Sua fé em Deus permaneceu até o fim e Deus foi fiel em tudo que prometeu a ele e a sua descendência. Abraão sabia muito bem que sua vida aqui na terra era passageira. Que os bens materiais de nada adiantavam para ele.

“Se fiel ate a morte e dar-te-ei a coroa da vida.”(Ap 2.10)      

TwitterFacebookEmailPrintShare

4 comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>