O QUE FAZER DIANTE DOS QUE TENTAM NOS DESTRUIR?

Gênesis 34:30 e 35:1-7

A família de Jacó estava enfrentando sérios problemas. A filha foi estuprada, os filhos cometeram homicídios;  agora, a vida de todos corria risco (Gn. 34). A palavra de Deus veio a Jacó trazendo o caminho da restauração.
1. Suba a Betel e erga (restaure) um altar

Altar é uma estrutura que possibilita ao sacerdote/líder fazer um sacrifício em um local sagrado. O altar deve ser levantado antes de construirmos a casa, pois será uma proteção contra os inimigos – proteção melhor de que os muros. Depois de construirmos o altar, poderemos construir a casa, formar a cidade e estabelecer o reino. Esdras ergueu primeiro o altar do que os muros.

Restaurar o altar significa restaurar a comunhão com Deus e com o seu povo: a Igreja. Significa restaurar aquilo que um dia cremos (nossa doutrina) e vivemos (nossa prática), mas que, por alguma razão, abandonamos em total desapreço.

A restauração do altar é, portanto, uma recuperação daquilo que está esquecido, obscurecido. A restauração repara nossa vida espiritual, restabelece nosso fervor, nosso ânimo e nossa paixão pelo Senhor e pelas coisas do Reino.

Ao invés de buscar no homem, construa (restaure) o altar de Deus; busque no Senhor.

2. Limpe-se de toda idolatria

Idolatria é adorar a criação e não o Criador. A Bíblia diz em Romanos 1:22-23 “Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis”.

A idolatria é tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus em nossas vidas. A idolatria, sem dúvida alguma, é um dos piores pecados que o homem pode cometer. É uma rejeição ao Deus que nos criou e que merece todo louvor e respeito. A idolatria atrai maldição.
3. Purifique-se

Purificar-se começa com a confissão dos pecados.  Uma vez que confessamos,  arrependidos, isso nos propicia a reconciliação com Cristo. Por outras palavras, é o ato que dá oportunidade de reconhecer as suas faltas e, se delas estiver arrependido, ser perdoado por Deus.

Todo pecado traz consequências malignas. É preciso arrependimento, confissão, pedido de perdão e mudança de vida.

O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado (1Jo. 1:7).

4.- Mude suas vestes

Trocar as vestes é o prenúncio de algo novo que irá acontecer, uma nova etapa.

Vestimos uma roupa para cada ocasião. As vestes de uma pessoa falam muito sobre ela. A maneira como ela se veste indica como ela está se sentindo por dentro.

Por duas vezes, tentaram tomar seu manto de José (Gn. 37:23-28 e 39:7-15). Nas duas vezes, iniciou-se um novo ciclo em sua vida.

Davi mudou suas vestes para mudar de etapa.  Veja: “Então Davi se levantou da terra, lavou-se, ungiu-se, e mudou de vestes; e, entrando na casa do Senhor, adorou. Depois veio a sua casa, e pediu o que comer; e lho deram, e ele comeu”. (2 Sm. 12:20)

Reflita neste texto:
 “O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
 
 A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza,óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado;a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.

 

E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração. E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos;e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros. 

 

Porém vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus;comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis.

 

Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte;por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria”.

 

(Isaías 61:1-7)
 


Pastor Ibi Batista / 22.01.12

TwitterFacebookEmailPrintShare

1 comentário

  • Vandilson Rosa Matos disse:

    Palavra abençoada Pr. Ibi. Oportuna a publicação neste portal para que possamos refletir durante toda sobre a Palavra ministrada na Igreja. Dentre todos os ensinamentos, todos sábios e profundos, faço para mim o destaque: Ao invés de buscar no homem, construa o altar de Deus; busque no Senhor. Agradeço pelo dedicação na Obra do Senhor Jesus. Tenha certeza de que o vosso empenho JAMAIS será em vão. Eis a resposta de que a recebe com fé e muita gratidão.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>