Ano Novo Judaico

ShanaTova

  2013-5774

Nesse mês de setembro, mais precisamente no dia 4 ( no fim da tarde) em nosso calendário ocidental, a nação de Israel celebra o seu ano novo 5774, o Rosh Hashaná. Nas festividades entre outros alimentos, é tradição comer maçã com mel para ter um ano doce.

Rosh Hashanah,  literalmente significa “Cabeça do Ano”. É o nome dado ao Ano Novo Judaico. A Bíblia refere-se a este dia como a Festa das Trombetas ou o Dia do Toque do ShofarYom Teruah.

“Fala aos filhos de Israel, dizendo: No sétimo mês, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação.” Levítico 23:24

“ Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene.” Joel 2:15

Por causa do toque do Shofar, Rosh Hashanah é também conhecido como Festa das Trombetas – Yom Teruah. A festividade dá início aos dez dias de introspecção, oração e arrependimento, preparando para o Yom Kippur (Dia do Perdão).

O símbolo mais importante das práticas de Rosh Hashaná é o Shofar, chifre de carneiro, que é tocado na celebração do Ano Novo e em cada um dos dez dias que antecedem a Festa de Yom Kipur.

Sounding a Shofar

Os judeus se cumprimentam no Rosh Hashaná dizendo:  Shana Tová Umetuká.  Que tenha um Ano bom e doce !

Pra. Sarah Behar.

Author: NúcleodaFé

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>