PENSANDO NA ATUAL IGREJA EVANGÉLICA

Pensando na atual igreja evangélica

igreja-evangelica-atual

Nos últimos 30 a 40 anos, a Igreja evangélica do mundo inteiro vem passando por transformações gigantescas: nas modalidades de culto; nos usos e costumes; nas músicas, que antes chamávamos “música sacra”, agora chamada “música gospel”; na liturgia de culto; na apresentação da mensagem da Palavra; nos enfoques da ministração dos pastores; na ordenação de pastores. Enfim, se fôssemos listar todas as modificações faríamos uma lista um tanto quanto quilométrica.

Os avanços foram enormes, as fronteiras foram alargadas, havendo conquistas consideráveis. A Igreja Evangélica teve um crescimento fantástico no Brasil e em outras partes do mundo. Era raro encontrar uma megaigreja. Hoje se vê facilmente igrejas compostas de milhares e milhares de membros. As massas estão aderindo ao Evangelho de Cristo. É claro que as igrejas usam todos os meios de comunicação possível para conquistar novos membros para os seus rebanhos.

Cremos que se no tempo de Cristo já existissem a TV, o rádio, a internet, o facebook, o ipod, o ipad, o laptop, o telefone, o avião, barcos motorizados, carros, ônibus, jornais, revistas e outros meios modernos de comunicação e transporte tanto Jesus quanto os Apóstolos se apropriariam de tudo para que a mensagem de salvação fosse propagada.

Que tudo modernizou é fato, mas a qualidade da mensagem bíblica, porventura, tem transformado vidas? Qual o caráter dos cristãos de hoje? O que tem acontecido com multidões e multidões que lotam os templos semanalmente? O que os pregadores de nossos dias têm apresentado ao povo aflito, oprimido e desesperado?

Se você for às filas dos que estão adentrando nos diversos templos e, numa enquete séria, procurar o objetivo de sua presença ali verá que a maioria não está à procura do Deus Verdadeiro. O real objetivo é a saúde, o bem estar, a prosperidade, o enriquecimento, a melhoria de vida, a solução de problemas, o descarrego, enfim, o reino deste mundo…

Feliz a Igreja que investe na qualidade de seus membros, promovendo retiros espirituais, encontros com Deus, pequenos grupos de comunhão e estudos bíblicos, acampamentos. Feliz a igreja que tem um púlpito cheio da graça e unção celestial, que apresenta o verdadeiro Evangelho do Reino em que todos são levados ao arrependimento, quebrantamento, confissão de pecados e que procuram uma vida comprometida com o Senhor Jesus Cristo. Feliz a igreja que a conquista de almas e expansão do Reino é a meta prioritária.

Igreja feliz e vitoriosa é aquela que ensina o povo a buscar a Palavra de Deus e a praticá-la em suas vidas. É a que leva este mesmo povo a uma intimidade com o Senhor, ao ponto de viver acima de qualquer mediocridade e que busque a unção, a graça e o batismo com o Espírito Santo e seus dons espirituais. Vemos uma igreja feliz quando sai das quatro paredes e alarga as suas tendas. Quando estende as suas cortinas realizando um autêntico e sadio evangelismo missionário. Quando procura alcançar os sertanejos, os ribeirinhos, os habitantes das periferias, os sem tetos, os moradores de rua, os encarcerados, os hospitalizados. Quando pratica missão integral, cuidando do corpo, alma e espírito. A igreja que atende ao IDE de Jesus está segundo o coração de Deus.

A Deus toda glória. Pr. Darci Reis

Autor: Pr. Darci Reis

Formado em teologia cristã pelos Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil e pelo Seminário Teológico Evangélico do Brasil em 1967. É também bacharel em teologia e educação religiosa pela faculdade fundamentalista de São Paulo, em 1984 e grau de mestre em divindade pela faculdade teológica do Recife, em 1993. Faz parte da equipe pastoral do Núcleo da Fé e coordena o departamento de estudos da igreja.  É casado com a pastora Sarah Behar.

Author: NúcleodaFé

Share This Post On

2 Comments

  1. LINDAS PALAVRAS,VERDADE MUITAS IGREJAS HJ TEM BUSCADO UM NÚMERO DE PESSOAS,E Ñ BUSCADO PESCAR AS VIDAS,VIDAS Q ADOREM EM ESPÍRITO E VERDADE.
    É MUITO FÁCIL PREGAR AS PROMESSAS DE DEUS,E OS DEVERES O SEU IDE?VEJO POUCO!!!!

    Post a Reply
  2. fico feliz em saber,que ainda existe Homem de Deus como o senhor, que defende a proclamação verdadeiro evangelho do senhor Jesus.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>