RELIGIÕES, SEITAS E HERESIAS

biblia

Graças a Deus, nossa igreja é uma comunidade bem grande. Consequentemente as centenas e centenas dos membros da igreja se deparam constantemente com pessoas de várias religiões e até são abordadas ou assediadas por algumas.

Sentimo-nos no dever de dar nossa palavra pastoral à guisa de orientação a todos. O nosso objetivo é esclarecer de modo prático e objetivo sobre o assunto. Não queremos criticar, combater ou atacar quem quer que seja. O apóstolo Pedro exorta:Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito” (1 Pd 3,15).  A vossa “esperança” é o mesmo que vossa fé. Portanto, sabendo como pensam ou creem as demais religiões, podemos definir ou nos comparar com elas.

O homem é um ser altamente religioso. Fomos feitos por Deus deste jeito. Por onde quer que andemos, mesmo que seja entre os povos menos civilizados do mundo, nos depararemos com sinais de religião. Já dizia o filósofo: “o homem é um animal religioso”.

Por causa do pecado o homem ficou separado de Deus. (Leia Gn 3.1-24). O apóstolo Paulo afirma: “Porque todos pecaram e separados estão da glória de Deus”. Rm 3.23. Deus na Sua infinita graça e misericórdia, revelou ao homem separado os meios dele voltar à Sua comunhão. Daí surgem as perguntas: Todas as religiões estão certas? Qual é a verdadeira? Qual religião salva?

É claro que num pequeno artigo como este, não poderemos discorrer historicamente sobre cada uma das religiões e seitas existentes. A nossa abordagem será pedagógica, esclarecedora, ao nosso rebanho.

O QUE É UMA HERESIA?

Para nós, o povo evangélico, é toda doutrina que em matéria de fé sustenta opiniões contrárias à Palavra de Deus. Assim, se você se depara com algum grupo que negue a divindade de Cristo, a existência da trindade, o nascimento virginal de Jesus, a humanidade do Senhor Jesus Cristo, a inspiração das Escrituras Sagradas, fique alerta. São proselitistas, negam a eficácia da Bíblia e por isso escrevem outra bíblia. Eles se consideram os únicos que estão certos e todos os demais, errados.  Acrescentam dogmas e tradições, que consideram dignas como a Bíblia Sagrada, ou até “superiores”. Advogam a necessidade de reencarnação, ou boas obras para a salvação. Ensinam a cada um desenvolver sua própria salvação. Vale a advertência Bíblica em 2 João 1:7-11: “Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne: assim é o enganador e o anticristo. Acautelai-vos para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão. Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece, não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem assim o Pai, como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não trás esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más.”

O QUE É RELIGIÃO?

A Wikipedia define: “Religião é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais…” Outra definição é: “Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas práticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade.”

Religião vem do verbo latino: Religare, ligar novamente. Objetiva ligar o homem novamente ao seu Criador. Daí, na busca deste “religamento” é que cada dia surge uma nova modalidade religiosa.

Compete a cada um de nós, examinarmos se a nossa “religião” ou igreja está de acordo com a Palavra de Deus. Nunca devemos esquecer que satanás procura a cada instante afastar o homem dos caminhos e conhecimento de Deus.  A igreja que está de acordo com a Palavra de Deus, anda em caminhos iluminados pois o salmista já dizia: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119:105. A nossa preocupação é que todos conheçam a Bíblia Sagrada. É por isso que as pregações da nossa igreja são “bibliocêntricas”, no púlpito, televisão, células, cursos diversos, site, blogs, etc.

Jamais afirmaremos que a nossa igreja é a melhor, a mais perfeita, a única que está certa. Afirmamos, sim, que nossa igreja procura estar dentro e de acordo com a Palavra de Deus. E nossa missão é fazer com que Cristo seja conhecido por todos.

SEITAS

Aproveitando a definição da Wikipedia, Seita (< latim secta = “seguidor”, proveniente de sequire = “seguir”) de forma geral é um conceito complexo utilizado para designar, em princípio, simplesmente qualquer doutrina, ideologia, sistema filosófico ou político que divirja da correspondente doutrina ou sistema dominante nacional e/ou internacional…

Temos a tendência de imaginar que uma seita é um grupo que adora a satanás, sacrifica animais e toma parte em rituais maus, bizarros e pagãos. Na verdade, porém, a maior parte das seitas tem aparência muito mais inocente. A definição cristã específica de uma seita é: um grupo religioso que nega um ou mais dos fundamentos da verdade Bíblica. Ou, em termos mais simples, uma seita é um grupo que ensina algo que fará com que uma pessoa não seja salva caso ela acredite nisso que é ensinado. Uma seita é um grupo que afirma ser cristão, porém nega uma verdade essencial do cristianismo bíblico: a salvação unicamente pela fé no sacrifício vicário de nosso Senhor Jesus Cristo.

Na verdade existem muitas seitas malucas por aí, que não dá para entender como conseguem tantos seguidores. Importa que permaneçamos firmados na Rocha que é o Senhor Jesus Cristo, anunciando o Evangelho da Graça. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” Efésios 2:8  – A Deus toda glória. Pr. Darci Reis

Author: NúcleodaFé

Share This Post On

2 Comments

  1. Hoje fiz minha terceira visita a essa maravilhosa igreja.Quero demais continuar estou amando.

    Post a Reply
    • Que alegria! Damos as boas vindas e desejamos que no Núcleo da Fé, você e sua família possam ser muito abençoados por Deus e crescer em conhecer nosso Senhor e Salvador. Que Deus abençoe sua vida!

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>