O batismo com o Espírito Santo

Este assunto é importante e não podemos olvidá-lo. Embora muitos fazem questão de esquecê-lo por motivos diversos e ainda por preconceitos denominacionais. Afirmam: “eu sou de tal denominação e como tal não defendemos tal doutrina.”

Outros porque não querem mesmo e outros por ignorância.

Seja por qual motivo for, deixar este assunto no esquecimento é o mesmo que mutilar as Escrituras do Novo Testamento. Está explícito o assunto, nas palavras de Jesus Cristo. João Batista, o precursor do Senhor afirmou: “e Ele batizará com o Espírito e com fogo”

Além de ser uma doutrina bíblica e recomendada, é uma necessidade para todo o povo de Deus. Talvez você não sinta a necessidade deste batismo, se foi doutrinado de que ao se converter já recebeu o Espírito. Assim eu também aprendi, todavia é bom que se esclareça que o crente ao se converter foi convencido pelo Espírito de Deus, pois Ele convence do pecado, da justiça e do juízo. Assim podemos dizer que ninguém se converte sem ter o Espírito Santo. Você tem o Espírito. Porém, ao convertido é dado a oportunidade de ser cheio do Espírito Santo. Isso é o batismo com o Espírito Santo. Ele nos enche, transborda com os seus dons, dá poder para uma vida mais Santa e comprometida com Deus. Nos leva a uma vida de maior testemunho, com maior ousadia em todo o viver cristão.

Para o crente ser batizado com o Espírito Santo é necessário que ele tenha sêde do Espírito.

Conforme Jo 7.37-39. “No último dia, o grande dia da festa, Jesus se levantou e disse em voz alta: – Se alguém tem sêde, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isso Ele disse a respeito do Espírito que os que Nele cressem haviam de receber; pois o Espírito até aquele momento não havia sido dado, porque Jesus ainda não havia sido glorificado.”

Se a pessoa não tiver essa sêde, tudo bem, não haverá nenhuma pressão sobre ela. Todavia, levará uma vida fora dos padrões divinos, vida apática, sem fruto do Espírito. Viverá abaixo do padrão de Deus.

Também precisa buscar intensamente com muita fé, esse maravilhoso batismo.

Lc 11.13 “Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai Celeste dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!”

Quem quer muito uma coisa deve pedi-la, comprá-la ou buscá-la intensamente até encontrá-la.

O batismo com o Espírito Santo é algo que quanto mais tentamos explicar, menos conseguimos.

É simplesmente fantástico, maravilhoso, e… inexplicável. Temos notícias de inúmeros casos de pessoas que testemunharam de suas experiências com essa bênção. Vou contar a minha mais adiante.

Além de sêde e busca, necessário se faz que haja Obediência e submissão. É claro que ao falar de obediência estou a pensar no que diz a Palavra de Deus.

At 5.32 “E nós somos testemunhas destes fatos – nós e o Espírito Santo, que Deus deu aos que lhe obedecem.”

Todos sabemos que obedecer é o mesmo que submeter. Ora, há uma voz, um comando, um chamar do Espírito para cada um de nós. Compete àquele que quer ser batizado com o Espírito Santo, obedecer, aceitar a sua vontade, quebrantar-se perante Ele em plena submissão. Afinal, somos o vaso e para que o Espírito possa enche-lo, que nos submetamos a Ele. Além e acima de tudo, precisa que haja aceitação pela fé Gl 3. 2,13,14. “Quero apenas saber isto: vocês receberam o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo -se Ele próprio maldição em nosso lugar – porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro”. Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Cristo Jesus, afim de que recebessemos pela fé, o Espírito prometido.

Como pode ver, a promessa só vem pra quem aceita pela fé. Aí está a grandeza de Deus, não obstante Ele ser Todo Poderoso, não impõe a ninguém que receba esse batismo. Tanto é que temos crentes que morrem de velho sem receber o batismo com o Espírito Santo. Isso nada tem a ver com a salvação. A bênção é para os salvos, porém, a salvação independe da benção. Só quero afirmar que Deus reservou algo especial para os batizados! Disse acima que eu compartilharia a minha bênção do batismo com o Espírito Santo.

Em 1964 fui ao 1° Encontro Nacional de Renovação Espiritual, em Belo Horizonte. Nas reuniões que foram na Igreja Batista Da Floresta, vi e ouvi muito acerca do batismo com o Espírito Santo. Então eu tive sêde, busquei, me submeti e aceitei pela fé. Foi no dia 26 de julho, as 10h da manhã, na Igreja Batista da Lagoinha, que se reunia numa pequena loja na mesma rua em que está agora. Eu senti naquela manhã algo especial de Deus, que dura até agora e irá para a eternidade. A bênção é pra você, não perca a oportunidade.

Pr. Darci Reis

Author: NúcleodaFé

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>