HISTÓRIA DA IGREJA: Nossa história possui várias etapas, nas quais vemos nitidamente o cuidado e o poder de Deus com foco em conduzir Sua igreja para estágios cada vez maiores e desafiadores, seguindo ciclos de amadurecimento constantes, senão vejamos.

ONDE E COMO TUDO COMEÇOU…

As primeiras linhas da história do Centro de Adoração Núcleo da Fé, no Núcleo Bandeirante, começaram a ser escritas em julho de 1988. Com o objetivo de buscar e adorar a Deus, um pequeno grupo de amigos começam a se reunir para orar na residência do casal Normalice e Wilbert Batista, mais conhecidos como pastores Ibi e Alice. Ali começa a história da igreja Núcleo da Fé.

Era um grupo bem pequeno, mas unido. Um grupo bem participativo que buscava a Deus, que estava com sede de Deus naqueles dias, porque acreditavam que Deus estava fazendo algo diferente aqui na cidade. As reuniões eram de casa em casa, iam ao monte, viviam momentos maravilhosos como batismo no Espírito Santo, renovação de fé, renovação de ministérios, pessoas se batizaram, se casaram, apresentaram e consagraram filhos a Deus e as melhores e sólidas amizades foram firmadas entre os componentes do grupo,

De lá-pra-cá tem sido algo tremendo na vida de muitas pessoas. Não tínhamos planos de abrir uma igreja, era apenas um grupo de amigos, irmãos em Cristo, que se reuniam para orar, mas o trabalho foi crescendo, se consolidando e Deus foi abençoando, de modo que mais e mais pessoas foram se juntando ao grupo, até que se tornou naturalmente uma igreja que, tempos depois, se formalizou em um CNPJ e tudo mais.

ACADEMIA PEIXOTO

Com o crescimento do grupo foi preciso então se mudar para um lugar maior e as reuniões passaram a ser realizadas na Academia Peixoto.

Marcelo Peixoto, proprietário da academia, diz ter uma satisfação muito grande em poder ter cedido o espaço, ele lembra muito bem que, “assim que houve a necessidade de reunir em um espaço maior, cedeu com alegria o espaço ao grupo de amigos que oravam”. Era notória a forte amizade que possuíam. Esse primeiro “comercial” era um corredor de apenas 4m x 15m, totalizando 60m2, na Academia Peixoto. Durante a semana era academia e aos domingos se tornava um templo para adoração a Deus.

Então os líderes iam para lá mais cedo, arrumava as cadeiras e as mesas e eles se reuniam. Foi um tempo muito bom e muito importante. Deus foi extremamente generoso e tremendo na vida do Marcelo, por isso ele agradece muito pela oportunidade de receber esta igreja, no início de seus trabalhos, e de viver o que Obede-Edom viveu em 2 Samuel 6: todos podiam ver a bênção de Deus sobre aquela família.

CENB – COLÉGIO DE ENSINO MÉDIO DO NÚCLEO BANDEIRANTE

Em pouco tempo a academia tornou-se pequena para o grupo e Deus novamente trouxe a provisão. Tiveram a estratégia de passar um final de semana em jejum e oração no CENB E, depois desse final de semana, um milagre aconteceu! Receberam um aval da diretora do colégio de que poderiam usar tranquilamente aquele local, principalmente o auditório, pelo período que quisessem. Ela entregou inclusive as chaves de um camarim para que pudessem guardar os poucos instrumentos que eles tinham.

Naquele momento, no CENB, aconteceu algo tremendo e maravilhoso, a presença de Deus era manifesta de uma forma tão linda e o louvor era tão impactante que as pessoas passavam na rua, bem distante, ouviam o som, desciam e se convertiam! Até uma mãe de santo, certa vez, desceu para visitar aquele local, então, depois do culto, quando o pastor Ibi orava por uma menina que ficou possessa, e ela, mãe de santo, viu todos aqueles demônios que conhecia e servia se prostrarem diante do nome de Jesus, se entregou a Cristo e, depois, queimou tudo aquilo que tinha no centro de macumba. Muitos milagres aconteceram naquele local.

Lá no CENB, nesse período, aconteceu também a ordenação em setembro de 1989 do casal Ibi e Alice como pastores, momento muito importante e que permitiu a consolidação do crescimento da igreja. Nessa época, pregamos um cartaz em frente ao púlpito com 300 ovelhinhas, que era o alvo de crescimento e conquista do momento e que o Senhor honrou maravilhosamente, mesmo sendo uma igreja ainda muito nova.

IGREJA ROSA

A saída do CENB marcou outro momento importante na história da igreja, pela primeira vez a igreja Núcleo da Fé precisou alugar o seu espaço e o fez na Avenida Central em um lugar que ficou conhecido como “igreja rosa”.

Agora, na igreja rosa, já era diferente. A igreja já existia de fato e de direito, pois já tinham o CNPJ e conseguiram comprar 300 cadeiras um pouco melhores que, para a época, parecia uma multidão, então era motivo de muita satisfação.

Essa igreja nasceu sob um foco de ser mais dinâmica, ter uma forma mais moderna de anunciar o evangelho, sem mudar as verdades centrais da Palavra de Deus, ou seja, usando um modo informal de culto, mais dinâmico, audiovisual, embora pequenos ainda.

Nesse lugar, compramos um telão e um projetor, mas como o espaço da igreja era pequeno, o culto era projetado e transmitido no telão na calçada. Repare como Deus trabalha em cada etapa: uma família inteira se converteu, porque um menino pediu ao pai para que parasse o carro e eles acabaram assistindo o culto ali, na calçada. Muitos até hoje se lembram disso e muitas pessoas se converteram por causa disso! Aquela família toda foi salva, para a glória do Senhor. Foi um tempo maravilhoso e os acontecimentos da igreja rosa foram fundamentais para a nossa história.

CAFÉ PARANOÁ

Alguns anos mais tarde a igreja mudou-se para seu último espaço alugado, conhecido como o antigo “Café Paranoá”.

Tinha uma torrefação de café aqui dentro do Núcleo Bandeirante, perto do cartório, um prédio muito grande construído de mármore, sendo o primeiro momento em que a igreja se sentiu fisicamente grande. Era um sonho quase que impossível de se realizar para quem tinha, até então, um espaço muito apertado de reunião. Foi um momento muito bom para a vida de todos. 

Ali Deus supriu e abençoou, mas não foi o momento final. Pode-se dizer que o Café Paranoá foi o momento de transição do pequeno para o grande e que, depois do grande, para o que é propriedade da igreja.

Não sabíamos como iríamos executar os grandes projetos que Deus estava colocado em nosso coração.

ENFIM, A NOSSA SEDE…

Um dia Deus revelou a um servo D’Ele, Pastor Osmar Elias, em profecia, que havia um lugar extraordinário para implantar a igreja, o melhor lugar desta cidade! O Pastor Ibi começou então a pesquisar e procurar, mas não sabia aonde até que Deus, de uma forma tremenda e maravilhosa, nos deu o lugar onde construímos a nossa sede atual.

Obviamente a construção do novo templo só foi possível por um milagre financeiro. Deus fez com que o sonho se tornasse realidade e a igreja experimentou o fortalecimento de seu corpo com esse desafio. Após a conquista, vivemos um crescimento vertiginoso em diversas áreas, mas o fruto mais precioso, sem dúvida, foi alcançar milhares de pessoas, ver tanta gente entregar suas vidas a Cristo e experimentar uma restauração completa em sua história não tem preço!

Foi lindo o dia em que, após o término do culto da igreja no Café Paranoá, o Pastor Ibi fez um desafio: “quem quer hoje entrar na terra prometida”? Todos responderam unanimemente com júbilo. Então ele disse para que pegassem suas cadeiras e trouxessem-nas, embaixo de chuva, para tomar posse do novo templo. Aleluia!!!

Assim, em agosto de 2001, foi celebrado um culto de inauguração do templo próprio, onde atualmente funciona a igreja sede. Foi um dos melhores momentos que já vivemos. Este local representou e representa tudo de bom, marca um novo momento para a história da igreja e para a cidade do Núcleo Bandeirante. As ruas próximas ao templo começaram a se desenvolver, assim que a igreja foi implantada, a infraestrutura do local ficou bem melhor. Como na academia e em todos os lugares onde passou, a igreja trouxe prosperidade.

E, obviamente, junto com isso foi um tempo de desafios, um tempo maior de jejuns e orações com propósitos específicos para a conclusão das instalações do prédio como, por exemplo, a aquisição dos granitos para o piso, a colocação dos vitrais, a aquisição das cadeiras, etc. Mas Deus fazia prosperar tanto a igreja, como cada um de seus membros, e cada família.

Todos esses anos foram de bênçãos, de alegria, de conquista, de realização e essa história é contada por que todos os que fazem parte da igreja Núcleo da Fé possam entender que ninguém chegou sozinho a este lugar. Todos participaram!